CMMI 2.0 - Uma introdução.

Disponibilizado em 2018, é uma evolução do CMMI (Capability Maturity Model Integration). Este é um recurso usado como ferramenta para melhoria de processos e promete abranger diversas áreas no mercado.

O que é?

É um modelo para ajudar empresas a criarem um "road map" para melhorias em processos. Além de contribuir para as empresas escolher bons fornecedores, com prazos e custos previsíveis. Esse modelo contribui no planejamento da organização e auxilia no dia a dia, mantendo os processos. Tendo uma integração de muitas evoluções, o CMMI Institute disponibilizou diferentes "visões" do mesmo modelo, como desenvolvimento, serviços e gestão de acordo com os fornecedores.

Como funciona?

A versão atual atesta a aderência dos processos da empresa ao modelo. É importante saber que nem todas as organizações podem fazer essa avaliação. A avaliação dos processos é feita em três formas diferentes: Evaluation, Benchmark e Sustainment. Benchmark é a avaliação referente ao CMMI, neste caso ele tem validade de três anos e empresas podem usá-la para participar de concorrências ou como estratégias de marketing. Sustainment é uma avaliação que surgiu no CMMI V2.0 por conta das empresas que reclamavam do custo e esforço para realizar uma avaliação CMMI. Este demanda menos tempo para ser realização, por avaliar somente uma parte do escopo da organização. Por outro lado, é necessário que já tenha sido realizado uma avaliação Benchmark e a validade é de apenas dois anos. Evaluation é um diagnóstico inicial de processos sem validade oficial e pode ajudar a organização entender os pontos fracos e onde precisa implementar processos do modelo CMMI V2.0. Para a analise e a atribuição de práticas é preciso um avaliador líder, pois as avaliações são bastante rígidas e precisam ser certificado pelo CMMI Institute, e a empresa recebe um certificado com o seu nível de maturidade.

Para que serve?

O CMMI é uma abordagem de melhoria de processos, onde torna as etapas mais eficazes para aplicar em projetos ou organizações. O CMMI 2.0 serve para analisar o nível de maturidade dos processos de uma organização. As empresas que possuem o certificado mostram a seriedade e suas preocupações com qualidade de processos, aumentando a reputação da empresa.

Principais Mudanças

Comparado à versão anterior, houveram cinco principais mudanças:
  • Linguagem amigável sobre o modelo e conteúdo informativo;
  • Abordagem rígida para medição de resultados efetivos focados em melhorias contínuas;
  • Conteúdo específico para desenvolvimento de produtos;
  • Classificação das áreas em “Categorias” e “Áreas de Capacidade”;
  • Treinamento para atualização a respeito da nova versão em formato online. 

Essas mudanças irão ser destrinchada numa outra postagem.





Fontes:
Mariano Montoni. ProMove, 2019. CMMI 2.0: entenda o que é e quais as mudanças dessa versão. Disponível em: <https://www.promovesolucoes.com/cmmi-2-0-entenda-o-que-e-e-quais-as-mudancas-dessa-versao/> Acesso em: 4 de nov de 2019.






CMMI Institute. Introducing CMMI® V2.0. Disponível em: <https://cmmiinstitute.com/cmmi> Acesso em: 4 de nov de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens de ser ter uma certificação

Modelos do CMMI

Plano de Projeto de Software