O que é PMI, PMBOK e PMP?
Quando você decide
entrar em uma área nova sempre vem aqueles conceitos novos que você precisa
aprender, e na área de gerenciamento de projeto não é diferente. Inicialmente
encontra-se 3 conceitos bastantes importantes, são eles: PMI (Project
Management Institute), PMBoK (Project Management Body of Knowleadge) e PMP
(Project Management Professional).
Você deve está
pensando: "Mas o que significa essa sopa de letrinhas significa? Pra quê tanto
P's?". Calma, aguarde um pouco que irei te explicar.
PMI
O PMI é
uma associação sem fins lucrativos
fundada em 1969, com sede na Pensilvânia nos Estados Unidos, que tem
como objetivo reunir profissionais da área de gerenciamento de projetos para
trocarem experiências e conhecimentos, identificar e reunir boas práticas de
gerenciamento de projetos, estabelecer uma ética na profissão e certificar
profissionais da área.
PMBoK
O Guia PMBOK, ou
Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, é um compilado de melhores
práticas em gestão de projetos, elaborado pelo PMI, instituição já citada
anteriormente. O PMBoK traz
normas, técnicas, métodos e processos consolidados com anos de experiência,
fornecendo subsídios para uma gestão estratégica e eficaz. Ademais, o PMBoK
oferece um vocabulário comum que foi identificado pelos profissionais da área.
Esse vocabulário comum serve para ajudar na comunicação entre os profissionais
da área que podem utiliza-la sempre se for necessário, sem precisarmos entrar
em maiores detalhes
PMP
O PMP (Project Management Professional ou
Profissional de Gerenciamento de Projetos) é uma certificação criada e gerenciada pelo PMI. Esta certificação é a mais
reconhecida e respeitada do mundo no que tange a área de Gerenciamento de
Projetos, independente da área que o gerente atue.
Para o profissional
obter a certificação PMP ele deve satisfazer a determinados requisitos de
educação e experiência, além de concordar e aderir ao Código de Conduta
Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação
PMP.
Para comprovação da
experiência, existem duas categorias:
- Categoria I diz que profissionais com terceiro grau completo devem possuir 4.500 horas de experiência nos últimos seis anos;
- Categoria II diz que profissionais com segundo grau completo devem possuir 7.500 horas de experiência nos últimos oito anos.
No site do PMI (www.pmi.org/certifications)
encontram-se mais informações sobre a certificação.
Deixa nos comentários suas dúvidas ou feedback!
Até a próxima
Deixa nos comentários suas dúvidas ou feedback!
Até a próxima
Referências:
- Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBoK), 6º edição. Pensylvania, PMI, 2018.
- www.pmi.org
Comentários
Postar um comentário