TOGAF - Entregas, artefatos e blocos de construção.
O TOGAF Architecture Content Framework fornece um modelo estrutural para o conteúdo arquitetônico que permite que os principais produtos de trabalho sejam consistentemente definidos, estruturados e apresentados.
Os arquitetos que executam o ADM produzirão vários resultados como resultado de seus esforços, como fluxos de processos, requisitos de arquitetura, planos de projetos, avaliações de conformidade do projeto, entre outros.
▸ Uma entrega é um produto de trabalho que é contratualmente especificado e, por sua vez, formalmente revisado, acordado e assinado pelas partes interessadas. As entregas representam a saída dos projetos.
▸ Um artefato descreve um aspecto da arquitetura. Artefatos são geralmente classificados como catálogos (listas de coisas), matrizes (mostrando relações entre coisas) e diagramas (imagens de coisas).
▸ Um building block representa um componente (potencialmente reutilizável) de capacidade empresarial que pode ser combinado com outros blocos de construção para fornecer arquiteturas e soluções, que podem ser definidos em vários níveis de detalhe, dependendo do estágio em que o desenvolvimento da arquitetura foi atingido. Building Blocks de Arquitetura (ABBs) e Building Blocks da Solução (SBBs).
Relacionamento entre Entregas, artefatos e blocos de construção. |
Referências:
"Concept: Deliverables, Artifacts, and Building Blocks (TOGAF9.1.2.5)". Disponível em: <http://www.aprocessgroup.com/atpl/togaf9.intro/guidances/concepts/outputs_CEDC3092.html> |
Comentários
Postar um comentário