Modelos do CMMI


Neste post, discutiremos quais os tipos de modelos de CMMI podem ser implementados em uma empresa.

O CMMI é dividido em tres modelos: CMMI for Development(CMMI-DEV), CMMI for Acquisition(CMMI-ACQ), CMMI for Services (CMMI-SVC).

CMMI for Development — demonstra as melhores práticas para desenvolver melhores produtos e serviços.
CMMI for Acquisition — demonstra as melhores práticas para adquirir melhores produtos e serviços.
CMMI for Services — demonstra as melhores práticas para entregar melhores serviços.

Os modelos CMMI dividem as práticas em áreas de processo (PAs – process areas) organizadas em 5 níveis assim como pode ver na Figura 1. Os níveis servem como um roadmap para melhoria contínua. Várias áreas de processo são compartilhadas entre os três modelos e outras são específicas de cada um dos modelos. As áreas de processos agrupam um conjunto de práticas de determinado conhecimento e propósito.




Figura 1: PAs dividas por categoria e níveis. 

São 22 áreas de processo no CMMI-DEV, 24 áreas de processo no CMMI-SVC e 22 áreas de processo no CMMI-ACQ. Podendo ter áreas de processo em comum assim como mostra na Figura 2.

 
Figura 2: Divisão das PAs entre os modelos. 


O CMMI-DEV e CMMI-SVC podem ser usados por empresas prestadoras de serviços de desenvolvimento de software e sistemas. O CMMI-ACQ pode ser usado por empresas que contratam serviços de desenvolvimento de software e sistemas. A escolha do modelo deve ser feita olhando as PAs que aquele modelo abrange.

Referências:

  • CMMI for Acquisition, Carnegie Mellon University,  V. 1.2, 2007.
  • CMMI for Development, Carnegie Mellon University,  V. 1.2, 2006.
  • CMMI for Services, Carnegie Mellon University, V. 1.2, 2009.

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