Modelos do CMMI
Neste post, discutiremos quais os tipos de modelos de CMMI podem ser implementados em uma empresa.
O CMMI é dividido em tres modelos: CMMI for Development(CMMI-DEV), CMMI for Acquisition(CMMI-ACQ), CMMI for Services (CMMI-SVC).
CMMI for Development — demonstra as melhores práticas para desenvolver melhores produtos e serviços.
CMMI for Acquisition — demonstra as melhores práticas para adquirir melhores produtos e serviços.
CMMI for Services — demonstra as melhores práticas para entregar melhores serviços.
Os modelos CMMI dividem as práticas em áreas de processo (PAs – process areas) organizadas em 5 níveis assim como pode ver na Figura 1. Os níveis servem como um roadmap para melhoria contínua. Várias áreas de processo são compartilhadas entre os três modelos e outras são específicas de cada um dos modelos. As áreas de processos agrupam um conjunto de práticas de determinado conhecimento e propósito.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLQFB3eCKDcoNdxtGjbYehqg2-jYs4LzvrOQTg-ug6uMk6YBPFP1NZ1KXT7iv4ch0_IwtLYEJYivMuFgvQXyXtstOzbFFVnneA6IfH5PzaqcNlf6VRQrEdCFSv8yT5TBRC9VHTGAmYp2po/s640/CMMI+Quadro+Categoria+X+N%C3%ADveis+X+%C3%81reas+de+processos.png)
Figura 1: PAs dividas por categoria e níveis.
São 22 áreas de processo no CMMI-DEV, 24 áreas de processo no CMMI-SVC e 22 áreas de processo no CMMI-ACQ. Podendo ter áreas de processo em comum assim como mostra na Figura 2.
![](https://blog.teclogica.com.br/wp-content/uploads/2011/10/x3.png.pagespeed.ic.Jn6tYWOGbT.webp)
Figura 2: Divisão das PAs entre os modelos.
O CMMI-DEV e CMMI-SVC podem ser usados por empresas prestadoras de serviços de desenvolvimento de software e sistemas. O CMMI-ACQ pode ser usado por empresas que contratam serviços de desenvolvimento de software e sistemas. A escolha do modelo deve ser feita olhando as PAs que aquele modelo abrange.
Referências:
- CMMI for Acquisition, Carnegie Mellon University, V. 1.2, 2007.
- CMMI for Development, Carnegie Mellon University, V. 1.2, 2006.
- CMMI for Services, Carnegie Mellon University, V. 1.2, 2009.
Comentários
Postar um comentário