Conhecendo o PMBOK


Independente da área em que você trabalha, é muito provável que em algum momento de sua vida você já tenha trabalhado em algum “projeto” da sua empresa. Seguindo a definição do guia PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. E sempre aparece um projeto, é de grande utilidade que algum profissional envolvida tenha conhecimento sobre como realizá-lo.



O que é o PMBOK?


Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é uma publicação da PMI, que tem como intuito padronizar conceitos no mercado acerca da gestão de projetos. Esse trabalho de padronizar é o que faz com que o PMBOK não seja um material de metodologia. Irei repetir mais uma vez, O PMBOK NÃO É UMA METODOLOGIA!

Caso você não saiba o que é PMI, confere esse outro artigo aqui 😄

Dentre os diversos assuntos que o PMBOK aborda, temos: conceitos de gerenciamento, definição de projeto, bem como seu ciclo de vida, grupos de processos de gerenciamento de projetos, divididos em cinco grupos, e por fim, as áreas de conhecimento, esta dividida em nove áreas e que compreende 44 processos.

Pilares do PMBOK

Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. As nove áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos abordam: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições. 
Esse artigo foi só para dar um noção geral do guia, ainda há muito para conhecermos dele. Nos próximos artigos, iremos aprender mais um pouquinho sobre o PMBOK.


Não desanime com a quantidade de páginas do PMBOK. Compartilhe conosco qualquer dúvida sobre o assunto para que possamos trocar ideias.

Bons caminhos!

Referências:
  • Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBoK), 6º edição. Pensylvania, PMI, 2018


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens de ser ter uma certificação

Modelos do CMMI

Plano de Projeto de Software